fbpx

O turismo por trás das séries

O turismo por trás das séries

Muitas séries se utilizam da beleza de lugares reais para contar sua história. Por este motivo, elas também acabam servindo de inspiração para que seus fãs arrumem suas malas e partam em uma viagem. Um exemplo disso foi o “fenômeno Peaky Blinders“, que aumentou em 2,5% o número de turistas na cidade de Birmingham durante o ano de 2019. Por isso, separamos algumas séries famosas com ótimos destinos para inspirar a sua próxima viagem!

 

Lupin

Museu do Louvre

Foto: Museu do Louvre – @michaelfousert

Uma das novas queridinhas da Netflix, a série foi inspirada nas aventuras de Arsène Lupin, personagem do livro Ladrão de Casaca. O turismo parisiense já se apresenta através da sua história, que gira em torno do roubo de uma joia dentro do Museu do Louvre. No decorrer dos episódios, nos deparamos com outros locais importantes do turismo francês. Entre eles, estão o Porte Saint-Martin, Jardim de Luxemburgo e a Pont des Arts. Além da beleza presente na capital, a primeira temporada se encerra às margens do Canal da Mancha, na pequena e charmosa cidade de Ètretat.

 

Cidade Invisível

Visão aérea do Morro da Urca

Foto: Morro da Urca – @davicosta99

Não poderíamos deixar o Brasil de fora desta lista. Através de personagens marcantes, esta série traz o nosso folclore de volta a tona e serve como porta de entrada para que expectadores estrangeiros conheçam o nosso país através das lendas populares. Da mesma forma, a direção buscou mostrar o turismo nacional, porém se utilizando de lugares um pouco menos conhecidos. Alguns exemplos são a Pedra do Sal e Praia da Urca, situados no Rio de Janeiro. Outros locais também explorados são a capital São Paulo, Ubatuba (SP) e o Pantanal Brasileiro.

 

Gambito da Rainha

Bode Museum na Alemanha

Foto: Bode Museum – @santy7272

Além de despertar a vontade de jogar xadrez em muitas pessoas, esta série também traz consigo a beleza encantadora de Berlim (Alemanha). Seus prédios, salões e museus são um verdadeiro mergulho na história local. O Bode-Museum, por exemplo, abriga uma grande coleção arte bizantina, esculturas,  além de um acervo de mais de 750 mil moedas diferentes.  Já o Haus Cumberland, ao contrário do que é apresentado na série, não é um hotel em Paris. Na verdade, trata-se de um edifício luxuoso de Kurfürstendamm, o qual é utilizado como prédio comercial e residencial. Outros locais são o prédio governamental Altes Stadthaus e o salão Palais am Funkturm, conhecido como o maior salão de bailes da cidade!

 

The Crown

Palácio de Buckingham e seu jardim

Foto: Palácio de Buckingham – @fellowferdi

Assim como a série anterior, The Crown nos apresenta diversas construções históricas do Reino Unido. Através da história da Rainha Elizabeth II e a família real britânica, somos levados até locais bem famosos no turismo de Londres, como o Palácio de Buckingham, a Abadia de Westminster e o Royal Opera House. O Castelo de Balmoral, localizado na Escócia, foi outro ponto turístico que deu as caras na quarta temporada.

 

Game of Thrones

As montanhas geladas do Parque Nacional Skaftafell na Irlanda

Foto: Parque Nacional Skaftafell – @malcoo

É bastante comum que filmes e séries de fantasia realizem suas gravações na Europa. Com Game of Thrones, não foi diferente. Para os que gostam de se aventurar em paisagens naturais, o Parque Nacional Skaftafell (Islândia) é uma ótima opção para desbravar cenário além da Muralha. Neste local, é possível fazer caminhadas, conhecer uma lagoa de glaciares e observar uma vista incrível nos picos de Kristínartindar. Outros países europeus que também aparecem na série são: Irlanda; Espanha e Croácia.

 

Gossip Girl

Famoso lago do Central Park

Foto: Central Park – @orrell_mount

Apesar de antiga, esta série adolescente ainda é uma ótima forma de imersão no estilo de vida nova-iorquino. Os principais pontos turísticos da cidade estão presentes no decorrer das suas seis temporadas. Portanto, se quiser fazer uma maratona, prepare-se para se deparar com o Central Park, Metropolitan Museum of Art, Empire State Building e muitos outros!

 

Esperamos que tenha gostado da nossa seleção de séries e tenha se inspirado para fazer sua próxima viagem. Como muito destes lugares ainda não estão abertos para o turismo neste momento, uma ótima opção é conhecê-los através de tours virtuais. Plataformas como o Google Arts & Culture e muitos sites destinados ao próprio local oferecem esta oportunidade de maneira gratuita. Por isso, não deixe de conferir!