Diante de diversos países fechados ou com sérias medidas de restrição sendo tomadas, muitos turistas tiveram que adiar os seus planos de viajar para o exterior. Apesar da situação desfavorável, temos a sorte de viver em um país tão grande e diversificado ao ponto de abrigar lugares bastante semelhantes aos estrangeiros. Por isso, separamos ótimos destinos nacionais para você matar um pouco desta saudade de viajar para fora!
Arraial do Cabo (Rio de Janeiro)
Dona de belas praias, esta cidade está no coração de muitos turistas e costuma ser comparada com Cancún. Diante da sua diversidade, o grande destaque é a Praia do Forno. Suas águas azuis podem ser alcançadas através de uma trilha, que proporciona uma vista magnífica como a da imagem abaixo. Infelizmente, devido às medidas de prevenção adotadas até o momento, seu acesso só está sendo permitido através dos barco-táxis, que deixam direto na areia.
Foto: Mateus Pontes | via Unsplash
Búzios (Rio de Janeiro)
Bem próxima ao destino anterior, Armação dos Búzios também possui uma grande quantidade de ótimas praias e é comparada à Saint-Tropez. A Orla Bardot é ótima para apreciar a beleza natural e histórica do local, além de servir de ponto central para ter acesso à maior parte das outras praias da cidade. Porém, as ruas à beira mar não são os únicos atrativos deste balneário. Ele também possui diversas lojas e galerias na Rua das Pedras, fazendo-o também uma boa opção para compras.
Foto: Krys Amon | via Unsplash
Campos do Jordão (São Paulo)
Rodeada de montanhas e composta por uma arquitetura no estilo alpino, a cidade é bastante procurada durante ao inverno. A beleza da vegetação serrana e seu clima frio ajudam a fazer com que seus visitantes se sintam na Suíça. Outra qualidade é a gastronomia, que oferecendo alimentos deliciosos, como fondues, vinhos e cervejas artesanais. Durante o mês de julho, acontece o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que é considerado o maior festival de música clássica do país.
Holambra (São Paulo)
Já podemos ver a influência holandesa pelo nome desta cidade paulista. Situada somente há 130 km da capital, Holambra tem a cultura, arquitetura e variedade botânica como seus maiores atrativos. O principal ponto turístico deste lugar é o Moinho Povos Unidos, o maior moinho típico de grãos da América Latina, medindo 38 metros de altura. Seu mirante conta com uma visão aérea privilegiada da Capital Nacional das Flores. A alimentação também não deixa nada a desejar, podendo ser encontrados pratos típicos como joelho de porco, purê e torta de maçã.
Guaramiranga (Ceará)
Embora tenha sido colonizada por portugueses, esta cidade recebeu o apelido de “Suiça cearense” e é ótima para quem gosta de tranquilidade, contato com a natureza e clima de serra. Localizada próxima a Fortaleza, ela atrai turistas durante o ano todo. Nela acontecem diversos eventos, como o Festival de Jazz & Blues. Seu ecossistema único e as condições climáticas fazem deste lugar uma ótima opção para o ecoturismo.
Maragogi (Alagoas)
Assim como Búzios e Arraial, este é mais um destino formado por praias paradisíacas. Sendo amplamente conhecida como “Caribe brasileiro”, a cidade nordestina oferece diversas atividades ligadas à sua natureza. Se quiser saber mais sobre este destino, confira o nosso post totalmente dedicado a Maragogi.
Penedo (Rio de Janeiro)
Aqui você tem a chance de visitar a terra do Papai Noel sem precisar ir para o polo norte! Este bairro de Itatiaia foi fundado por imigrantes finlandeses e abriga pousadas, lojas de produtos variados, fábricas de chocolate e até a própria casa do bom velhinho. Justamente por isso, grande parte dos turistas procura visitá-la durante o Natal, quando a cidade está especialmente decorada. Seu clima está longe do frio rigoroso da Finlândia, mas suas temperaturas caem em um nível agradável ao gosto brasileiro.