fbpx

A importância do Seguro-Viagem atualmente

A importância do Seguro-Viagem atualmente

Durante muito tempo, a contratação de um seguro-viagem foi vista como algo pessoal. A recomendação deste recurso geralmente era feita quando os viajantes optavam por destinos internacionais, os quais poderiam gerar mais prejuízo, caso houvesse algum problema. Porém, diante das mudanças causadas pela pandemia, este item se tornou algo indispensável para qualquer tipo de viagem.

 

O que o seguro-viagem protege?

Extravio de bagagem, cancelamento de voo ou até uma internação no hospital. Estes são alguns malefícios geralmente cobertos pelo seguro-viagem. Porém, o nível de cobertura pode variar de acordo com a seguradora contratada. Segundo a SUSEP (órgão responsável pela fiscalização de seguros no Brasil), despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas, traslado de corpo e traslado médico em viagens ao exterior são requisitos mínimos obrigatórios em toda apólice de seguro de uma viagem internacional. Já em viagens nacionais, não há qualquer tipo exigências regulatórias por parte do órgão. Por isso, é muito importante que o viajante tenha bastante atenção sobre a abrangência oferecida e aos riscos incluídos no contrato.

 

Cobertura de COVID-19

Muitas seguradoras passaram a flexibilizar os contratos e incluir a cobertura para o novo coronavírus. Porém, é muito importante que o viajante esteja atento sobre a inclusão de uma cobertura adicional chamada ‘Cancelamento por Diversas Causas’. Esta cláusula determina as situações em que o segurado tem a possibilidade de pedir o cancelamento da viagem e o reembolso de despesas específicas. Caso o viajante seja diagnosticado com o coronavírus antes da viagem, o seguro só cobrirá as despesas se o ‘Cancelamento por Diversas Causas’ tiver sido contratado.

Foto: @tirachardz | via Freepik

 

Países que exigem seguro-viagem

Outra informação muito importante é que alguns países exigem que o viajante contrate um seguro-viagem. Além disso, os países europeus que compõem o Espaço Schengen estabeleceram uma cobertura mínima de 30 mil euros para cada viajante. Veja a lista de países abaixo:

Alemanha Brasil Eslovênia Itália Portugal
Angola Catar Espanha Letônia R. Tcheca
Argélia Costa Rica Estônia Liechtenstein Suécia
Argentina Chile Finlândia Lituânia Suíça
Aruba Cuba França Luxemburgo Tailândia
Austrália Dinamarca Grécia Malta Turquia
Áustria E. Árabes Holanda Noruega Ucrânia
Bélgica Equador Hungria N. Zelândia Uruguai
Bielorrússia Eslováquia Islândia Polônia Venezuela

 

A Zeze Viagens espera que este artigo o tenha ajudado a compreender a importância que o seguro-viagem ganhou. Sempre fazemos o planejamento para que nada de ruim aconteça, porém estamos vivendo um período de incertezas e como diz o ditado popular: “É melhor prevenir do que remediar”.