Para muitas pessoas, andar de moto vai além do simples ato de se locomover. Trata-se, na verdade, de um estilo de vida relacionado à liberdade de ir para onde quiser. Além da paixão pelo motociclismo, é claro! Sabemos que os moto clubes buscam realizar rotas que exaltem esta sensação de desbravamento, inclusive, fazendo viagens para o exterior. Por isso, falaremos sobre rotas bem interessantes que estão situadas fora do Brasil e mais algumas dicas para você já ir se preparando!
Cuidados antes de embarcar
Viagens por terra: Se o seu objetivo é cruzar as fronteiras do Brasil pela estrada, saiba que alguns documentos serão solicitados. Eles podem variar de acordo com cada país, mas é imprescindível que o motociclista esteja portando seu Documento de Identidade, CNH, CRLV e, em países do Mercosul, o Seguro Carta Verde. Vale ressaltar que outros documentos também podem ser exigidos, principalmente devido a pandemia. Portanto, não deixe de conferir com antecedência ou pedir a nossa ajuda!
Viagens aéreas: Outra opção é através do traslado de moto em viagens aéreas. Geralmente, elas são transportadas em aviões cargueiros e alguns documentos também são necessários. Além dos já mencionados, o atestado da concessionária sobre a retirada de líquidos do veículo é um deles. Resíduos de óleo e combustíveis fazem com que a moto se torne um material perigoso de ser transportado, o que justifica a necessidade deste documento. Mais uma vez, ressaltamos a importância de estar ciente sobre os documentos e processos de transporte específicos do país que deseja viajar.
Highway 1 – Estados Unidos
Esta é uma das rotas mais famosas do mundo, atraindo viajantes que a realizam em diversos tipos de automóveis. Seu trajeto é formato por diversos pontos memoráveis ao longo do litoral americano. Alguns deles são as pontes Rocky Creek e Bixby Bridge, as praias do Hurricane Point, a incrível vista do Little Sur River, entre muitos outros.
Furka Pass – Suíça
Conhecida como o deslumbrante cenário do filme 007 Contra Goldfinger (1964), a passagem de Furka conecta as cidades de Realp, em Uri e Gletsch, em Valais. Possuindo uma elevação de 2.429 metros acima do nível do mar, este trajeto presenteia com uma bela travessia pelos Alpes suíços e uma vista admirável.
The Atlantic Road – Noruega
Sem dúvidas, esta é a travessia mais singular da lista. Situada na costa escandinava, a imensa estrada de 8,3 quilômetros oferece uma vista de saltar os olhos. São oito pontes que percorrem este incrível arquipélago. Apesar da beleza, durante as tempestades, os veículos podem ser atingidos por fortes rajadas de vento e água, tornando a travessia bastante perigosa.
Camino a los Yungas – Bolivia
Esta última é mais uma curiosidade do que recomendação. Embora já tenha sido considerada uma das piores estradas do mundo, O Camino a los Yungas ainda atrai aventureiros que gostam de sentir a adrenalina do seu trajeto. Ligando La Paz à cidade de Trinidad, ela é uma pequena rodovia de mão única, que ocupa um pequeno espaço ao lado da montanha. O mais amedrontador é o seu desfiladeiro, que chega até 4,6 mil metros de altura! Por este motivo, ela se tornou um destino turístico, percorrido apenas por motociclistas corajosos.
A rota perfeita
Esperamos ter despertado a vontade de desbravar rotas estrangeiras ao lado da sua motocicleta. Vale lembrar que, assim como o cicloturismo, uma viagem de moto é algo que exige um preparo físico e muitos destes viajantes gostam de desafios. Portanto, é fundamental que seja a rota escolhida esteja de acordo com o seu perfil. Assim, você terá uma sensação de exploração dentro do seu limite e, consequentemente, uma experiência bastante agradável.