fbpx
Voltar

Onde fazer cicloturismo no Brasil

Onde fazer cicloturismo no Brasil

Atualmente, podemos ver o crescimento de diversos segmentos dentro do mundo do turismo. O cicloturismo é um deles, sendo uma prova de que o amor por viajar e pedalar pode ser unido em uma única experiência. Diferente do ciclismo, sua característica básica são as longas distâncias e as cargas levadas pelos seus praticantes. Estas, que variam seu tamanho de acordo com o trajeto e o quão preparado o lugar está para recebê-los.

 

Começando no cicloturismo

É importante ressaltar que o condicionamento físico, estrutura da sua bicicleta e o roteiro são extremamente importantes. Cicloturistas mais experientes costumam gostar do sentimento de aventura e da exploração de lugares mais inusitados. Porém, esta não é uma boa opção para quem está praticando a atividade pela primeira vez. Opte por distâncias menores, verifique se sua bicicleta está regulada e pense bem nos itens que irá levar. Existem ótimos sites totalmente dedicados ao cicloturismo, os quais trazem diversas discas e relatos de experiências. Portanto, pesquise bem antes de ter sua primeira experiência.

 

Hospedagem e alimentação

Conforme já falamos, a quantidade de locais para hospedagem e restaurantes variam de acordo com a rota escolhida. Por isso, é muito importante se atentar a isto na hora de montar seu roteiro. Assim, você poderá ter uma noção do tempo e desgaste de cada percurso, sabendo onde deverá fazer suas pausas. Também vale dizer que, além dos tradicionais tipos de hospedagens, alguns apoiadores do cicloturismo oferecem suas residências como opção. O WarmShowers, por exemplo, é uma rede gratuita de hospitalidade formada apenas por cicloturistas!

 

Principais roteiros

Foto: Marinelson Almeida | via Wikipedia Commons

Sentiu vontade de embarcar nesta experiência? Então veja as rotas mais populares entre os cicloturistas!

Vale Europeu (300km): Esta rota localizada em Santa Catarina é uma das mais populares do Brasil. Trata-se de um caminho circular que começa e termina no município de Timbó. Durante o percurso, é possível ver belas paisagens características das regiões de vale. Sua estrutura é ótima, contendo cervejarias e restaurantes com comidas típicas de seus descendentes de alemães e italianos.

Caminho da Fé (300km-500km):  Atraindo milhares de fiéis em direção a Aparecida, este percurso entre o interior de São Paulo e Minas Gerais é a maior rota de peregrinação do país. Além da boa estrutura de pousadas e alimentação, você tem a opção de começar esta rota em diferentes pontos, variando a distância percorrida. Por fim, ainda poderá conhecer a capital nacional do catolicismo!

Estrada Real (710km): Localizada entre Paraty e Ouro Preto, esta rota possui uma variedade de caminhos possíveis, passando por cidades históricas, como Tiradentes e São João Del Rei. Uma opção bem interessante é o Caminho Velho, o qual liga o litoral do Rio de Janeiro às regiões de extração de ouro em Minas Gerais. Outro fator que contribui bastante é que ela pode ser percorrida de carro, tornando o percurso mais leve.